domingo, 31 de agosto de 2014

Despedida de um Amigo (Aposentadoria)



Quando chega o dia da esperada aposentadoria, sentimentos opostos se confundem em nosso íntimo. A princípio, uma alegria enorme por termos, enfim, recebido oficialmente a declaração de que já cumprimos, totalmente, o compromisso assumido nos melhores anos da juventude. Logo em seguida, vem a tristeza de nos privarmos tanto da convivência diária com amigos conquistados e colegas de trabalho quanto do exercício da atividade profissional dignificante que, por décadas, garantiu nosso sustento e ocupou a maior parte do nosso tempo.




Nessa hora, em flashbacks, passa o filme de uma vida inteira de dedicação, renúncias, momentos bons, outros ruins, situações nas quais chegamos até a pôr em risco a nossa integridade física e/ou a própria vida para darmos o melhor de nós e atingirmos a excelência na proposta de trabalho que nos foi confiada. É quando tomamos a exata consciência do tamanho que a nossa parcela de contribuição teve para edificação da sociedade em que vivemos. Fazemos um balanço de quantos alunos estiveram sob a nossa responsabilidade e do peso que a nossa postura e disposição para atendê-los tiveram em suas vidas.



Aposentadoria é apenas um período que conquistamos para nos cuidarmos mais, para estarmos mais presentes no seio da família e daqueles que amamos, para estreitarmos laços de amizade que o tempo reduzido inviabilizou, para deixarmos de ser escravos do relógio; enfim, para seguirmos vivendo de forma desacelerada e fazermos o que tivermos vontade.



Apesar de lamentarem a ausência física da pessoa que se afasta, os que permanecem resignam-se, pois sabem que é algo benéfico e merecido. Há, inclusive, um detalhe que não deve ser esquecido: a pessoa que se aposenta apenas se desvincula de um contrato profissional. Ninguém se aposenta dos amigos e muito menos da profissão que abraçou.




  

Por isso, devemos nos alegrar, pois não perdemos o amigo ou o colega de profissão – ele poderá nos visitar quando desejar e sempre será muito bem-vindo àquele que foi o seu local de trabalho e, com certeza, jamais sairá da sua memória e do seu coração.




Neste momento palavras perdem o sentido diante das lágrimas contidas na saudades que iremos sentir, mas sorriso é o que te demonstraremos neste instante por ser o motivo deste até logo, a realização de mais uma vitória em sua vida.





Sempre há um amanhã e a vida nos dá sempre mais uma oportunidade para fazermos as coisas bem, e temos que aproveitar cada oportunidade, por isso sabemos que você tem que ir, mas ficaremos aqui torcendo pelo seu sucesso hoje e sempre. Que você faça mais histórias maravilhosas e intensas como foi a nossa.



Hoje é apenas a última vez que você verá as pessoas que conviveu no trabalho, mas o início de uma vida de convivência de amigos eternos.


Nós da escola Camilo Salgado, temos certeza que esta homenagem foi apenas um até logo ao professor Adolfo. Pois alguém que teve essa escola como sua segunda casa, e em alguns momentos de sua vida, como sua primeira casa, dificilmente se ausentará por um longo período. Por isso, Professor, o nosso muito obrigado, por tudo, e sempre estaremos esperando por sua presença aqui.





domingo, 24 de agosto de 2014

NOSSO PACTO PELA EDUCAÇÃO

PACTO PELA EDUCAÇÃO 23 DE AGOSTO

ESCOLA CAMILO SALGADO


Talento, criatividade e temas como cultura, meio ambiente, esporte, lazer, cidadania e valores como a solidariedade fazem o Dia do Pacto pela Educação na Escola neste sábado dia 23. Educação no trânsito, violência na escola, uso de drogas são ainda outros assuntos da agenda das escolas da rede pública estadual, onde a contribuição de indivíduos e instituições permite a realização de extensa programação em escolas em toda Belém.
A programação reúne serviços e ações, como recuperação de carteiras, paisagismo e grafite; palestras e oficinas; campanhas de doação de livros, roupas e alimentos; incentivo à leitura e à doação de sangue; emissão de documentos; apresentação de talentos escolares em música, dança e esporte, e de poetas e escritores paraenses.
Corpo de Bombeiros, Hemopa, Detran, ProPaz, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Museu Emilio Goeldi, Unama são algumas das instituições parceiras na realização do Dia do Pacto na Escola.

Em nossa Escola contamos com o incentivo à leitura. Nossa sala de leitura deu um show . 


 Professor Joelson Contribuindo no espaço


 Professor Rondinelly ajundando


Professoras Roseth e Janice, Responsáveis pelo espaço Pedagógico - Sala de Leitura


Para as Ciências em nossas vidas, tivemos o espaço organizados pelas professoras Samantha e Ivone. Entre outros assuntos foram abordado temas como: cuidados com o meio ambiente e higienização. Além do trabalho informativo foram distribuídos panfletos sobre os assuntos abordados.


Parabéns!!!!

Outro espaço bastante solicitado foi o de jogos abertos, tendo como um dos responsáveis  o professor Max Negrão e a Técnica Vice-diretora do turno da tarde profª Raimunda.

Professor Max Negrão, Um dos Responsáveis pela sala de jogos.

Tênis de Mesa, para exercitar a coordenação motora dos alunos.



O xadrez, um dos mais desafiantes e viciantes jogos de tabuleiro. 

A primeira história que se é contada mundialmente se passa na Índia. Havia uma pequena cidade chamada Taligana, e o único filho do poderoso rajá foi morto em uma sangrenta batalha. O rajá entrou em depressão e nunca havia conseguido superar a perda do filho. O grande problema era que o rajá não só estava morrendo aos poucos, como também estava se descuidando em relação ao seu reino. Era uma questão de tempo até que o reino caísse totalmente.
Vendo a queda do reino, um brâmane chamado Lahur Sessa, certo dia foi até o rei e lhe apresentou um tabuleiro contendo 64 quadrados, brancos e pretos, além de diversas peças que representavam fielmente as tropas do seu exército, a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá.
O sacerdote disse ao rajá que tal jogo poderia acalmar seu espírito e que sem dúvida alguma, iria curar-se da depressão. De fato, tudo o que o brâmane disse acontecera, o rajá voltou a governar seu reino, tirando o a crise de seu caminho.

 A Dama também marcou presença em nossa sala de jogos 






Um dos Pontos importantes desse momento, foi o discurso da diretora da Escola, a Prof.ª Aline, de maneira eloquente e objetiva, agradeceu a participação da: comunidade, técnicos, professores e dos artistas principais deste dia, os alunos.




   O momento vivido por todos, foi envolvente e emocionante. O pacto pela educação na escola Camilo Salgado foi um grande sucesso. E nós só temos a agradecer à todos por sua participação.



sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A Escola Camilo Salgado dá as boas vindas aos alunos, professores e corpo técnico. Que após um pausa para renovação de energia, possamos desempenhar brilhantemente nossos papéis, dentro de nosso palco chamado educação.

Curiosidade
Encenada nos anos 80, “A Aurora da minha vida”, esta peça teatral foi escrita com a sensibilidade de um educador que se depara com a sala de aula e os problemas decorrentes no período de repressão da ditadura militar no Brasil, em meados da década de 1960.