O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Maiores informações podem ser consultadas no texto História do Quilombo de Palmares.
A data de sua morte, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.
E com essas informações a diretora da Escola Camilo Salgado Aline Castro , deu início a primeira semana da Consciência Negra na Escola. Sob o Tema “Educação não tem cor: Camilo, Diversidade e Cidadania”, inúmeras manifestações, por meio de apresentações, exposições de cartazes e banner, ou ainda, com auxílio de vídeos, os alunos puderam mostrar criativamente, seus trabalhos.
Cada turma contou com a orientação de dois padrinhos, que ao longo de aproximadamente 1 mês e meio se propuseram a nortear os alunos para a realização deste evento que culminou neste momento riquíssimo de cidadania dentro da escola, nesta sexta 28 de novembro.
Vários subtemas foram abordados.
Turno da Noite
A turma 3ª Etapa, sob supervisão do professor Barros e da professora Cléo, abordaram a temática "As pérolas negras do Pará que brilham para o mundo". Apresentaram as biografias de cada artista e/ou personalidade, por meio de exposições de cartazes.
A turma 101, sob os cuidados do professor George e da professora Ivone, trataram a temática "Racismo e injuria Racial". Além dos cartazes os alunos distribuíram folder. (Últimas imagem)
Já a turma 102, aos cuidados das professoras Alexsandra e Vanessa, realizou exposição de cartazes e exibição de dança típica afro.
A turma 201 abordou o subtema "Personalidades que lutaram contra o racismo". Sob os olhos atentos de seus padrinhos o professor Luiz André e a professora Creuza, os alunos prepararam uma exposição de cartazes se caracterizaram-se como as personagens da exposição. Acompanhem no final o vídeo da apresentação.
A turma 202 concentrou seus esforços em expor a composição étnica do Brasil, supervisionados pelos professores Fabiano e Marcos, a turma contou a historia de negros brancos e índios.
A turma 301, sob os cuidados das professoras Elcilene e Jacy defenderam a temática "Somos todos Iguais". A turma preparou uma exposição com cartazes contando a história da capoeira, ritmos africanos, além de um espaço para degustação de algumas delícias preparadas pelos próprios alunos. A turma ainda teve fôlego para convidar um dos grupos de dança que representará o pará em turnê internacional . Confira o vídeo deste grupo no final.
A turma 302 defendeu a temática "A união das raças", sob os olhares atenciosos das professoras Belém e Silvana, Além da exposição da pesquisa sobre os afro-descendentes que se destacaram em nossa sociedade, a turma teve como auge a performance dos alunos e alunas em dança típica.
A turma 303 aprofundo-se no tema "A valorização do negro pela dança", com o auxílio dos professores Erick e Jardel, a turma preparou uma exposição com cartazes, e uma apresentação de Capoeira.
Agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste evento em nossa escola.