Entre 1998 e 2008, o Enem era constituído de 63 questões aplicadas em apenas um dia de prova. Até então, o exame não servia para ingresso em cursos superiores e apenas algumas Universidades utilizavam porcentagem da nota em alguma das fases do vestibular. Em 2009, um novo modelo de prova para o Enem foi lançado, com 180 questões objetivas e uma questão de redação, e com ele, a proposta de unificar o vestibular das universidades federais brasileiras.
Desde que teve seu formato modificado, o Enem resulta em polêmicas diferentes a cada ano. Seja na forma de correção de redações, seja no vazamento das questões. Contudo, os ajustes nas correções e o aumento da segurança em torno do concurso, revelam a tendência de que, no futuro, ele irá substituir totalmente os vestibulares da maioria das instituições de ensino.
Polêmicas a parte, é necessário que os estudantes tenham consciência da importância do Enem na vida acadêmica. É certo que cada universidade tem autonomia para aderir ao novo Enem conforme julgue melhor. Contudo, a nota do Enem é válida como pontuação para a seleção do ProUni, do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e também serve como certificação de conclusão do ensino médio para pessoas maiores de 18 anos de idade.
Por objetivar avaliar competências e não informações, o exame não é dividido em matérias. O fato é que o Enem exige compreensão dos enunciados e cobra mais domínio sobre o conteúdo do Ensino Médio. Diferente daquelas antigas provas de vestibulares que faziam com que o aluno decorasse fórmulas e datas. O Enem surgiu como forma de valorizar a lógica e a capacidade de interpretação do aluno, estimulando o raciocínio e as ideias.
Para maiores esclarecimentos, no dia 02 de outubro, o professor de Física George, responsável pelo setor que cuida dentro da SEDUC (Secretaria de Educação do Estado) do nível médio e Técnico, palestrou sobre o assunto.
A palestra iniciou por volta das 20:00, e entre os temas abordados estavam, a certificação para alunos maiores de 18 anos, o Exame como identidade avaliativa do país, além dos benefícios dirigidos aos alunos de escola pública.
O momento contou com a presença dos professores do turno da noite, além de técnicos e administradores da escola.
Foi abordado ainda, a utilização da plataforma Geekie Games.
O Geekie Games é um projeto realizado pela Geekie, que disponibiliza de forma gratuita as mais avançadas tecnologias de aprendizado adaptativo para todos aqueles que querem se preparar para o Enem.
Ao entrar na plataforma, o aluno faz um teste diagnóstico para que nossa tecnologia identifique quais são suas dificuldades e níveis de proficiência em diferentes assuntos.Com o relatório em mãos, o aluno tem acesso a um plano de estudos personalizado baseado nas suas dificuldades e pode estudar em aulas disponíveis na própria plataforma. Ao concluir suas atividades, o aluno faz um novo diagnóstico que testará, além dos assuntos já abordados, outros diferentes. Dessa forma, ele tem acesso a um novo plano de estudos.
Nenhuma conquista vem sem auto-conhecimento e muito
treino. Pra ser campeão tem que suar muito! Acredito e apoio o Geekie
Games porque é uma ferramenta que ajuda os jovens a identificarem seus
pontos fracos e estudar de forma personalizada, focando exatamente onde
cada um precisa melhorar. É o mesmo papel que um técnico desempenha em
um time: ajudar que cada um atinja seu potencial máximo.
Bernardinho, Técnico da Seleção Brasileira de Vôlei
Aprendi que pra vencer é preciso estar bem treinado.
Quando você estiver no meio da batalha, deve treinar mais um pouquinho. É
esse pouquinho que vai fazer a diferença lá na frente.
OSCAR SCHMIDT, Ex-jogador
Outro tema abordado, foi a divulgação do proenem digital. Trata-se de uma Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Cultura Rede de Comunicação leva ao ar o projeto “Enem Digital”, que visa oferecer reforço para os alunos que vão fazer as provas do concurso, marcadas para os dias 8 e 9 de novembro, em todo o país.
O Professor explicou que são ministradas 4 disciplinas por
dia com 4 áreas do conhecimento, cada uma com 20 minutos de duração.
Além das aulas ao vivo, os estudantes podem assistir aos aulões quantas
vezes acharem necessário, acessando o canal do Proenem Digital no
YouTube (https://www.youtube.com/user/ proenemdigital), onde os vídeos estão disponíveis.
Os
programas são transmitidos pela TV e Portal Cultura e contam com a
participação exclusiva de professores da rede estadual de educação. Os
alunos também podem interagir, mandando perguntas pelas redes sociais
via Facebook (https://www.facebook.com/ proenemdigital), Twitter (https://twitter.com/ proenemdigital) e o canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/ proenemdigital).
As aulas
vão ao ar de quarta a sexta-feira, às 19h, até o dia 07 de novembro. É
uma ação muito importante fazer uma revisão dando ênfase nas habilidades
e competências exigidas na prova do Enem e compartilhar com estudantes
de todo o estado essas aulas, destacou o professor.
A comunidade Camiliense agradeçe o esforço do palestrante nesta divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário